Escolha uma Página

                                                                                                   

Galvanoplastia

 

 

Galvanoplastia  é uma técnica industrial que utiliza electrólise em meio aquoso para cobrir uma dada peça de metal, com um outro metal. O objetivo é obter uma ou mais das seguintes vantagens:

  • Adquirir resistência à corrosão;
  • Adquirir protecção contra oxidação;
  • Ter maior durabilidade;
  • O aumento da resistência da peça;
  • Maior espessura da peça de trabalho;
  • Aumentando a condutividade eléctrica ou térmica;
  • Fazendo a peça de vestuário pode ser submetido a um processo de soldadura com a força melhorada;
  • Melhorar a estética da peça.

 

Tipos de galvanoplastia

 

tipo de chapeamento  é sempre associado ao metal que foi usado para cobrir uma parte em particular. Então, ver os tipos mais bem-sucedidos de galvanoplastia:

  • Crómio : revestimento de uma peça de metal com crómio (Cr);
  • Chanfradura : revestimento de uma peça de metal com prata (Ag);
  • Douração : revestimento de uma peça de metal com ouro (Au);
  • Níquel : revestimento de uma peça de metal com níquel (Ni);
  • Zinco : revestimento de uma peça de metal com o zinco (Zn);
  • Estanhagem de : revestir uma parte com estanho metálico (Sn);
  • Cadmeação : revestimento de uma parte de metal com o cádmio (Cd).


Talheres que foram submetidos ao método de douramento

Como a galvanização?

A galvanoplastia pode ser realizada através de duas técnicas básicas:

 

1 a  Técnica:

  • O objecto de metal revestido ser colocado no cátodo;
  • Um material inerte (grafite) é colocada sobre o ânodo;
  • É usada uma solução saturada formada por água e um sal que contém o metal recobrirá outro objecto de metal.

Obs:. Nesta técnica, apenas os catiões de metal (a partir do sal) sofrer redução no outro objecto de metal.

 

2 a  Técnica:

  • O objecto de metal revestido ser colocado no cátodo;
  • Um recobrirá placa de metal de que o objecto metálico é colocado sobre o ânodo;
  • É utilizada uma solução com metal recobrirá outro objecto de metal.

Obs:. Nesta técnica, a presente sofre de metal oxidação no ânodo e aumentar a quantidade de catiões na solução, o que aumenta a quantidade de material reduzidos no objecto de metal.

Independentemente da técnica utilizada, o princípio da galvanoplastia é sempre a mesma:

 

  • 1 um : A perda de electrões ocorre no ânodo.

OBS:.  Se o eléctrodo não é inerte, será perceptível desgaste da placa de metal no ânodo.

  • 2 uma a ser revestida O objecto de metal é o cátodo, de modo que os catiões presentes na solução será dirigida a ele, porque haverá um excesso de electrões;
  • 3 um : Quando os catiões alcançar o objecto metálico, sofrer o fenómeno de redução na qual os electrões e tornar-se receber metal sólido irá, aderindo ao objecto de metal.

 

Como Held Galvanoplastia:

Utilização da técnica electrolítica que transforma a energia eléctrica em energia química por passagem de corrente eléctrica para um material líquido (fundido) ou em solução aquosa. Neste caso, a parte que queremos para revestir tem de ser condutora e estar no eléctrodo negativo (cátodo), enquanto que no eléctrodo positivo (ânodo), ele deve ser o metal que usamos para revestir a peça. Estes dois eléctrodos são imersas numa solução do metal a ser revestido.

Por exemplo, a figura abaixo existe um regime de electrólise, onde é desejado escurecimento um anel de alumínio. O anel está colocado ligado ao pólo positivo da bateria, isto é, torna-se o cátodo do sistema, enquanto uma barra feita de ouro é colocado no ânodo está ligado ao pólo negativo da bateria. Ambos são imersas numa solução de nitrato de ouro III [Au (NO 3) 3 ].

Ao passar corrente eléctrica através do sistema, sem oxidação no ânodo de ouro, e a placa começa a sofrer dissolução de Au Au → 3+ + E 3.

Por outro lado, no cátodo, existe a redução de Au e deposição de ouro metálico formado no anel de que a redução de Au 3+ + 3e → Au.


galvanoplastia de ouro ou de electrodeposição sobre um anel de alumínio


jóias de ouro por galvanoplastia

 

passos Galvanoplastia

  1. desengorduramento alcalino

A peça é imerso numa solução de desengorduramento alcalino. A composição desengordurante é:

  • ido sulfico 10%
  • 30% de soda cáustica 50%
  • 5% Tripolifosfato de sódio
  • 1% de silicato de sódio alcalino
  • amido de milho 2,5%
  • 2% butildiglicol
  • 2% Renex 95
  • 2 60% de Amida
  • Beber água 45,5%

 

  1. Ativação ou decapagem eletrolítica desengorduramento eletrolítico

Este processo é para remover as cascas ou de fundição de laminagem camadas de óxidos, hidróxidos ou outros tipos de impurezas sólidas por imersão a parte em uma solução de ácido tal como electrólito ácido clorídrico, sulfúrico, fosfórico ou nítrico no sistema explicado acima.

 

  1. Banho alcalino de cobre

A peça é em seguida mergulhada numa solução de cobre alcalino e passa por electrólise. Nesta fase, a peça recebe tratamento de superfície e dar-lhe um grande nivelamento, eliminando tanto quanto possíveis imperfeições na superfície.

 

  1. banho de cobre ácido

A peça é em seguida mergulhada numa solução de ácido de cobre e passa por electrólise (explicado acima), onde é feita a peça de trabalho e polimento ganho muito do seu brilho final.

 

  1. Pré-ouro ou primeira folha

Ele é feito com um material puro ligeiramente ácido a ser aplicada a solução folheação (por exemplo, 24K). A peça é mergulhado na solução e passou através do processo de electrólise. Esta primeira folha serve para vedar o cobre previamente recebido de modo que ele não subir para as camadas superiores, o chamado processo de oxidação. Isto ocorre quando a camada de ouro superior é quebrada e a peça é aspecto escuro. Esta camada também é responsável por uma aderência perfeita para folheação.

 

  1. Segunda folha ou Foliação

Este folheação é feita de liga de material sobre a folha. Os mesmos materiais e da mesma maneira que o procedimento anterior, mas neste folha de liga não é necessariamente material puro. No caso do ouro, um 18K liga, ou seja, 75% ouro e ligas de 25%. Esta liga é necessário para dar resistência, cor e acabamento. Neste passo, quanto maior for o tempo e a quantidade de solução, e a camada mais espessa a folheação melhor completa.

 

 

  1. Terceira folha ou cor final

Trata-se da última folheação feita. A peça é imerso na mesma soluo folheação de material, mas antes de escolher uma concentração destinada a cor final pode ser uma liga para melhorar a cor mais puro. No caso do ouro, que é feito com ouro 22k.

 

  1. Secagem

Depois da aplicação de todas as folhas, a peça é submetido a um processo de secagem, onde é colocado em fornos ou centrifugadoras para purgar qualquer água residual. Se isso não for feito, há uma boa chance da vara peça com marcas, que pode ser considerado como falta e perda de qualidade na peça final.

 

  1. Proteção ou Vernização

É este último processo de galvanoplastia, em que a peça recebe uma camada de acabamento especial, que cobre toda a sua superfície. Este é um filme orgânico totalmente transparente e aderente, que concede a protecção pedido mais e durabilidade. Existem dois tipos de verniz, são eles:

O verniz cataforético, que é um pouco mais visível no jogo, e sair com um olhar mais plastificada e ter uma durabilidade menor. Já o verniz mais moderno, que são chamados de Diamond, Audax ou Infinito no mercado, tem uma durabilidade superior, faz com que a peça com um brilho mais forte e, portanto, mais bonita e protegida.

 

dica importante !!!: 

  1. Brincos tem que ser pelo menos 3-7 mils para ficar com uma qualidade legal, como anéis, colares, pulseiras, para ter mais contato com a pele é interessante colocar 10 a 15 mils.

 

  1. Para algumas pessoas com alergias, algumas coisas pode ser feito para mitigar os efeitos; uma opção que muitos uso é para alterar o banho de protecção peça após o ácido de cobre, níquel de paládio substituindo, por conseguinte, ser uma parte  hipoalergénico

 

  1. Uma pergunta recorrente é sobre peças de banho para lugares quentes e úmidos. Sites com esse recurso de tempo, você precisa tomar cuidado extra com a camada que lhes damos, para aumentar a sua durabilidade e resistência. Experiência com as camadas mais elevadas. Brincos de 5 mils e colares, braceletes e anéis de 10 mils.

 

  1. Ácido úrico é um problema que pode danificar o papel, dependendo do nível de ácido úrico pessoa. Se ele for muito alta, a peça pode ser erodida e têm dificultado a sua durabilidade e qualidade.

 

  1. Para limpar a peça sem danificar o banho, existem soluções prontas que são comercializadas e que são próprias para ele. Uma alternativa simples é solução doméstico paliativo tornada básica com bicarbonato de sódio, vinagre e água quente ou a idade truque (rodando) da pasta de dentes. 

 

  1. A jóia é difícil ficar muito tempo em cobre. O banho de cobre serve para trazer brilho e proteção. No entanto, se a estadia peça longo deste processo, a camada de cobre tende a deixar a parte mais difícil, especialmente no caso de fluxos mais finos. Aqui, o operador deve ter a capacidade de encontrar o melhor momento para deixar o pedaço de brilho, sem endurecer-lo.

 

  1. O chamado “níquel livre”, ou seja, níquel livre. É um processo à base de estanho. O outro tipo comum é o paládio. O paládio é um muito nobre e uma dureza maior do que o metal, substancialmente igual ao ródio. Mas não serve como a cor final, é um processo de vedação. A contrapartida do paládio é que seu banheiro é muito mais caro.

 

Segurança e Considerações finais.

 

  1. Todo o processo de galvanoplastia é feito com luvas. Por duas razões: a primeira é que, para evitar o depósito de gordura de nossos dedos no jogo, o que pode dificultar o processo de galvanoplastia e evitar deixar marcas nas peças. A segunda razão é a de evitar o contacto da pele com os produtos químicos que são diluídos nos tanques por meio do qual as peças durante o processo de galvanização.

 

  1. cada parte que tem apenas a camada de cor final de ouro sobre o prosseguimento, ou 1 ou 2 milésimos de polegada, é considerada uma parte chapeado. Quando o jogo passa a folheação, que é parte do processo onde fica mais camadas de ouro, a peça é considerada folheados ou chapeados.

 

 

 

     

     

      ×